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Otimize as Vendas de Imóveis de Alto Padrão Através da Análise Reversa do Cliente

Otimize as Vendas de Imóveis de Alto Padrão Através da Análise Reversa do Cliente

Escrito por:

Marcio Ulpiano

26 de jun. de 2024

Você já se perguntou como analisar a jornada do cliente de trás para frente pode otimizar suas vendas? Neste artigo, vamos refletir como uma estratégia de mídia social bem organizada e baseada em KPIs claros pode transformar a forma como você vende. Através de um racional prático, analisaremos cada etapa da jornada do cliente neste exemplo, identificando pontos de melhoria e destacando os benefícios dessa abordagem.


Partindo dos Dados da Venda

🔍 A venda de um apartamento de luxo no valor de R$ 3 milhões foi concluída com sucesso. Analisando os dados dessa venda, identificamos o perfil dos compradores: executivos de alto nível, empresários e investidores com idade entre 35 e 55 anos.

KPIs Monitorados:

  • Perfil demográfico dos compradores

  • Histórico de compras anteriores

  • Preferências e comportamentos de compra

Benefício: Definimos melhor o ICP (Ideal Customer Profile), permitindo direcionar nossas futuras estratégias de marketing de forma mais eficaz.


Analisando a Etapa de Conversão

🔍 Durante a fase de conversão, identificamos que a maioria das vendas veio de anúncios segmentados no LinkedIn e Google Ads, com uma abordagem que destacava a exclusividade e os benefícios do investimento. Nessa etapa, pudemos aprender mais sobre nosso lead, como:

- Local e Região de Maior Interesse: Analisando os dados, descobrimos que a maior parte dos interessados estava localizada em regiões metropolitanas como São Paulo e Rio de Janeiro.

- Perfil Demográfico: Além da faixa etária entre 35 e 55 anos, notamos que a maioria dos compradores tinha um alto nível educacional e ocupações de liderança.

- Interesses: Os anúncios que destacavam benefícios financeiros e comparações de mercado tiveram um desempenho superior, indicando um interesse elevado em aspectos econômicos e de investimento.

KPIs Monitorados:

  • Fontes de tráfego e taxa de conversão

  • Campanhas e estratégias de abordagem

  • Eficácia dos canais de mídia

  • Dados demográficos e geográficos dos leads


Benefício: Aprendemos que a comunicação mais eficaz focava em argumentos de investimento e exclusividade. LinkedIn e Google Ads foram os canais mais eficientes, com uma segmentação que atingiu diretamente o perfil ideal de comprador.


Avaliando a Etapa de Consideração

🔍 Na etapa de consideração, conteúdos mais densos que destacavam visitas virtuais, depoimentos de clientes e comparações de mercado geraram maior retenção.

KPIs Monitorados:

  • Interações

  • Retenção de Atenção

  • Tipos de conteúdos mais eficazes

Benefício: Identificamos que vídeos de visitas virtuais e depoimentos de clientes satisfeitos foram os conteúdos que mais agregaram valor e retiveram a atenção do público.


Revisando a Etapa de Descoberta

🔍 Para colocar nossa marca no radar dos clientes, usamos anúncios segmentados no Instagram e Facebook, testando diversas hipóteses de argumentos focados em conteúdos de contexto de moradia, mudanças e investimentos.

KPIs Monitorados:

  • Estratégias de segmentação de mídia

  • Alcance, frequência e impressões dos anúncios


Benefício: Os conteúdos que mais performaram foram aquelas que utilizaram segmentação especifica e destacaram os benefícios e oportunidades de investimento em imóveis.


Conclusão:

Com todas essas análises, note que podemos contar uma história fluida que nos levou a uma série de aprendizados e possibilidades de diagnóstico pontual por etapas. Vamos supor que o persona do marketing desse caso fosse outro, clientes finais e não investidores, qual seria o seu insight? Insistir em mudar as estratégias de comunicação de todas as etapas, ou potencializar mais as vendas do que já descobriu?

E você consegue ler a sua jornada de trás para frente? Comente sobre as suas dificuldades e acertos!

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