Que a internet se tornou um poderoso canal de negócios, de oportunidades e um meio muito efetivo das empresas se auto promoverem, divulgarem seus serviços e se posicionarem no mercado, isso não deixa dúvidas, mas é assertivo dizer que todas colhem os frutos de cada investimento de tempo ou dinheiro feito na mesma? – o site da empresa ou produto amplamente discutido e pensado em um passado recente é fundamental nos dias de hoje? – o mesmo é um recurso comprometido frente a algum objetivo ou é apenas utilizado de forma simplista? tem um propósito definido? ou então, o quanto ele está alinhando as diretrizes de negócio da empresa?

A estratégia para um site em grandes linhas envolve a identificação de oportunidades através do canal, a definição do propósito de valor e as ações que darão sustentação ao mesmo.

Alinhar a estratégia de um site com as diretrizes de negócio da empresa é olhar para dentro e pensar em como o site poderia ser uma ferramenta que pode proporcionar benefícios tangíveis e intangíveis frente a diferentes necessidades da empresa, medindo o grau de importância, comprometimento e os resultados esperados.

Sobre essa perspectiva, ao planejar, mais do que excelentes fornecedores de tecnologia ou criatividade, é preciso contar com competências que somadas a essas, tragam uma visão de negócios, que saibam trazer o projeto de um novo site de encontro as necessidades corporativas, agregando valor ao mesmo, justificando sua importância e investimento.

É claro que diferentes negócios requerem diferentes soluções e amplitude, ainda mais considerando o dinamismo e a velocidade de mudança da internet e das características de consumo, porém, não compromete-lo com os resultados deve ser uma opção e não um sinal de sub-aproveitamento ou falha na estratégia.

Seu site é importante para a empresa? Tira-lo do ar hoje, faria alguma diferença?

Reflita!

Thiago Macedo

Leave a Reply

Your email address will not be published.