Realidade aumentada - Augmented Reality

Realidade aumentada, ou Augmented Reality, vem sendo adotada por grandes empresas ao redor do mundo como uma nova forma de acrescentar maior interatividade e riqueza na experiência do usuário em suas campanhas.

O conceito de realidade aumentada, tecnicamente, é possível na web graças a integração de objetos 3D e o plugin flash player, e já vem chamando a atenção através de alguns cases.

Aqui na Focusnetworks já fizemos algumas pesquisas e testes, neste que consideramos ser um grande passo para inovar a forma como nos comunicamos com o usuário, enriquecendo sua experiência em contato com objeto de divulgação da ação.

Para não ficar só no conceito, vamos ver uma aplicação exemplo que criei. :)

Para participar da experiência, basicamente, você precisará de uma webcam e seguir os passos:

  1. Imprimir um símbolo (ou marker) disponibilizado pelo autor da aplicação (imprima esse marker em PDF).
  2. Ligar a webcam e conceder permissão ao flashplayer para acessá-la (irá aparecer uma popup pedindo isto).
  3. Posicionar o símbolo impresso em frente a webcam.

Um detalhe importante a se destacar é o ambiente, que se bem iluminado, aumentará o contraste de cores do símbolo na superfície branca e o marker será detectado com mais precisão.

O vídeo abaixo mostra um case que demonstra como a criatividade associada à tecnologia pode trazer experiências inovadoras. No teste, o blogueiro imprimiu em sua camisa um marker com um código de barras que possui informação de seu login e senha do Twitter. Ao se aproximar da câmera, o marker é detectado e a aplicação exibe um balão com a foto do cara e seu último post! Veja:

O case da GE, que na minha opinião, utilizou muito bem a técnica em sua campanha e considero um exemplo de utilização inteligente da tecnologia, pois o recurso enriquece o conteúdo.

O vídeo abaixo, produzido no Japão, mostra diversas formas de se aplicar a técnica:

 

Nesse case da Zugara a Realidade Aumentada foi utilizada para trazer uma nova experiência sobre compras online, tornando a compra pelo computador uma experiência mais rica e palpável.

Um dos cases mais recentes foi o da produtora de games Ubisoft, que aplicou o conceito para promover o jogo Assassin’s Creed 2. No site, após assistir ao teaser trailer do jogo, clique no ícone, imprima o símbolo em pdf e depois clique no ícone que fica ao lado esquerdo da tela para ver. Acesse aqui o site.

Para ter mais informações técnicas sobre o assunto, códigos de exemplo e bibliotecas, eu publiquei alguns posts no meu blog com referências e detalhes sobre a biblioteca FLARToolKit, utilizada para a captura das formas pela webcam, assim como a biblioteca papervision 3D.

Leave a Reply

Your email address will not be published.