“Onde foi que eu errei?”

Provavelmente se fez essa pergunta em algum momento da sua vida, certo?
E talvez tenha cometido esses erros em algum projeto profissional ou até pessoal.
Pois bem… neste artigo, conhecerá os erros mais comuns e aprenderá como evitá-los.

“Conheça os buracos do caminho e ficará mais fácil evitá-los.”
- Jean Campos

 

Erro nº 1 – Planejar pouco

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Planejar pouco é um erro básico de muitos gerentes.
Contarei um segredo: não existe receita de bolo!
Cada projeto é único, pode precisar de mais ou de menos planejamento.
Só não tenha pressa nessa etapa, tudo bem?Por falta de planejamento o site ficou não ficou bom, a campanha não obteve resultados, o cliente não ficou feliz, e a empresa perdeu a conta.Dicas:☞ Conheça bem os objetivos do cliente
☞ Reforce o briefing com todos os pontos nos “is” seja com o seu cliente e com sua equipe;
☞ Envolva sua equipe para planejar com você;
☞ Defina objetivos (SMART) específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e definidos no tempo;
☞ Fique de olho nos blogs do Google, Facebook, Twitter, e das ferramentas, pois estão em constante evolução, e podem te poupar tempo e dinheiro.
Erro nº 2 – Gerenciar muito (micro gestão)

O Ministério da Saúde adverte: micro gerenciamento pode causar muito sofrimento pro gerente e pro gerenciado.

É comum os Gerentes de Projetos Digitais terem o pezinho na programação ou na criação, e com boas tendências para o micro gerenciamento, onde o gerente passa pro colaborador não só o que precisa fazer, mas como fazer; ele faz acompanhamentos excessivos; Dessa forma ele mata sua equipe, com estresse e inibição criativa.

Dicas:
☞ Não seja babá do subordinado;
☞ Conheça sua equipe, no que são e não são bons e onde precisam melhorar;
☞ Delegue claramente suas tarefas e os principalmente os resultados esperados;
☞ Dê uma autonomia saudável.

 

Erro nº 3 – Falha de comunicação

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Se identificou?
É incrível como essa sátira sobre “falha de comunicação” é realidade no mundo.

O cliente muitas vezes não sabe passar o que quer e como quer, por esse motivo é bom saber se comunicar.

Leia o que o Project Management Institute Brasil (PMI) revelou em suas pesquisas: Em 76% das empresa os projetos fracassam por ter profissionais que não sabem escrever bem, falar bem e se relacionar bem com a variedade dos tipos de pessoas.

Dicas:
☞ Dedique tempo para comunicação do projeto, seja na semana ou no mês, seja presencial ou virtual, seja com o cliente ou com o fornecedor, só faça e conseguirá colocar todos na mesma página do projeto;
☞ Repasse os principais pontos conversados;
☞ Confirme se todos entenderam;
☞ Formalize toda comunicação.

Comentários, críticas ou sugestões são bem vindas.

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