No painel sobre a ciência da arte e como usar dados para criar momentos virais, os painelistas apresentaram novas formas de estruturar um time interno de social media, dado o fato de que o modelo tradicional não tem funcionado mais na velocidade em que a enxurrada de acontecimentos, crises e oportunidades acontecem nas redes sociais.

Eles sugerem criar uma estrutura baseada no funil de conversão, mais conhecido pela disciplina de inbound marketing. Veja dois modelos, sendo o primeiro baseado nos estágios do funil, e o segundo baseado em persona, no qual dentro de cada persona há os mesmos estágios do funil:

(Crédito: divulgação)

(Crédito: divulgação)

Como você pode perceber, o único bloco da organização que não muda é o do principal responsável pelos dados analíticos. Isso significa que o departamento de ciência de dados é super importante para conectar todos da organização e prover inteligência para planejamento, criação, correção de rotas, tomada de decisão, e por aí vai.

O fato objetivo apresentado é que as métricas estão cada vez mais presentes no lado do branding também e não mais somente em performance. O awareness é a primeira etapa do funil de conversão.

Algumas dicas foram dadas ao final da sessão, considerando a mudança de algoritmo do Facebook e a redução do alcance orgânico dos posts:
• Se você tem um blog ou portal de conteúdo, tente republicar posts antigos sobre assuntos que podem ter voltado à tona no mercado, mas lembre-se de patrociná-los. O NY Times fez isso quando o Bitcoin começou a cair. Eles republicaram artigos antigos sobre criptomoedas e conseguiram dominar o assunto em poucas horas;
• Se você gerencia uma marca no Facebook, crie um grupo agora, pois os posts dos grupos aparecem no feed e têm uma entrega orgânica muito melhor. Aproveite e conecte esse grupo como uma comunidade dentro da página da marca no Facebook;
• Trate de responder a todos os comentários nos posts, pois o algoritmo está priorizando posts com bastante peso em torno das conversas.

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