CEOs podem não entender de tecnologia, mas eles terão um papel crescente nas decisões antes reservadas aos CIOs, a partir que a inovação torna-se o foco em 2006.

Como o papel da tecnologia se move de um mantedor de negócio para um decisor, executivos de fora do departamento de tecnologia estão expandindo seus papeis, especialmente quando as operações e o modelo de negócio de uma empresa são alterados, diz os CEOs, CIOs e analistas.

Usando TI para permitir inovação e desempenho nos negócios é agora o interesse número dois encarado pelos CEOs, sendo o primeiro a segurança, de acordo com Stephen Minton da IDC.

“Administradores de negócios travaram sob o conceito que TI possui mais papel estratégico no jogo do que apenas suporte.” Diz Minton. “Geralmente, CEOs estavam preocupados em começar seus investimentos fora de TI. É uma virada bem-vinda no qual eles estão nos dizendo que estão dirigindo a despesa estratégica.”

Por exemplo, em uma cadeia de três hospitais o CIO toma as decisões do dia-a-dia, mas em cada hospital o CEO mantém o olho na tecnologia que muda o negócio. Nas dependências do hospital, ao menos que seja pura parte técnica de TI, o dono de uma unidade, no qual dirige as decisões no nível de negócio, está tomando as decisões de TI.

Quando você está falando sobre fazer uma grande modificação na maneira de como conduzir o seu negócio, o mesmo será feito do ponto de vista da pessoa no qual percebe o benefício, entende o impacto e pode gerenciar os colaboradores no qual irão usá-lo. O CIO não pode dizer aos colaboradores como trabalhar.

O presidente e o CEO do hospital tomaram a decisão de procurar um novo modelo de negócio para gerenciar o andar de operações e, com a ajuda guiada do CIO, decidiram incorporar um sistema de BPM (Business Process Management) que opere o hospital como varejo.

O papel do CIO nesse processo é desmistificar a tecnologia para o CEO. Eles irão tomar a decisão baseada nos melhores resultados, com segurança e retorno sob o investimento. Você precisa somente guiá-los para a tecnologia que faça o desejado.

Rafael Kiso é sócio-fundador e Diretor de Tecnologia da Focusnetworks Brasil.
rafael.kiso@focusnetworks.com.br

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.