O Futuro do Marketing Digital prevê o total controle sobre a Experiência do Consumidor nos próximos anos

O Economist Intelligence Unit fez uma pesquisa com 499 CMOs e Executivos Sêniors de Marketing sobre como eles enxergam a evolução do marketing, e também conduziram algumas entrevistas de profundidade com CMOs de marcas líderes. Eles estavam buscando encontrar quais serão as tecnologias chave e tendência que nortearão as mudanças no marketing nos próximos 4 anos, e os resultados são bem interessantes de ler.

Abaixo você encontrará um resumo das principais descobertas para os profissionais de marketing, mas se você quiser ler o relatório completo pode encontrar aqui.

Tendências mais quentes para o Marketing

O gráfico abaixo não tem tanta surpresa. Mobile tem sido uma tendência massiva no marketing por anos, e já representa mais da metade do tráfego na web. A Internet das Coisas é um pouco novo e mais excitante, mas ainda não está tão difundido na prática e como afetará o marketing. Há muitas oportunidades e previsões, mas ninguém consegue colocar a mão no fogo sobre o que realmente irá acontecer.

Tecnologias de personalização estão no radar há algum tempo, mas com o montante de dados disponíveis atualmente, os CMOs estão começando a entender a oportunidade que a personalização realmente trás. Geolocalização é somente o começo, e não deveria ser o seu objetivo. Os profissionais mais avançados deveriam construir modelos estatísticos para identificar quais sinais significam que consumidores estão interessados em determinados produtos e servi-los de acordo.

Uma nova tecnologia que aparece aqui e que pode mudar o jogo para os profissionais de marketing é o Blockchain, mas ainda não está claro como isso evoluirá nos próximos anos. O Blockchain é um banco público de todas as transações Bitcoin que já foram executadas. Ele está em constante crescimento como através de blocos de transações. A implicação para serviços bancários, direito e propriedade intelectual estão começando a ser percebidos, mas como isso se provará útil ainda não está claro.

Tendências de Tecnologias para o Marketing em 2020

Tendências de Tecnologias para o Marketing em 2020

Inteligência Artificial tem sido um tópico constante. Combinar AI com a personalização de ofertas oferece algumas oportunidades incríveis, e àqueles com possibilidades para testar isso deveriam estar olhando isso bem de perto.

Canais chave em 2020

Abaixo estão os canais chave que os CMOs declararam fundamentais para seus negócios em 2020. Social Media lidera o grupo, e os aplicativos mobile e os aplicativos web estão logo em seguida. Por acaso isso reflete os seus investimentos atuais ou prioritários? Investir nos canais do futuro hoje e não somente quando o futuro chegar, é garantir que não ficará para trás.

Canais chave para o marketing em 2020

Canais chave para o marketing em 2020

Medir a efetividade dos seus esforços de marketing

No mundo de Marketing Digital, os profissionais são constantemente cobrados pela efetividade das suas campanhas. Nem sempre é uma tarefa fácil diante da dinâmica de mudanças constantes e complexidade de cruzar as métricas com vendas físicas.

Mas, as tecnologias digitais fornecem melhores oportunidades para medir de forma precisa como o Marketing está afetando os resultados. Calcular o ROI é somente possível quando você tem dados precisos do que está levando tráfego e conversões.

Como as organizações irão medir o marketing em 2020

Como as organizações irão medir o marketing em 2020

Os profissionais têm buscado cada vez mais avançar em medir o ROI efetivo do que somente o custo de aquisição de clientes. Conseguir medir isso é definitivamente o principal objetivo de qualquer campanha. No entanto, com a evolução da tecnologia, se você pensa que será possível medir o ROI daqui a 4 anos, porque não medir já?

Você não precisa esperar alguma tecnologia virar mainstream para medir isso. Algumas tecnologias emergentes já conseguem medir ROI de todos os tipos de dados, mas você precisa começar a implementar agora!

Para mais insights sobre o futuro do Marketing Digital, você pode fazer o download completo do relatório da Ecnonomist Intelligence Unit.

Leave a Reply

Your email address will not be published.