Com grandes crises, encontram-se grandes oportunidades.

E os clubes brasileiros encontraram ótimas oportunidades para fontes de rendas com o marketing on-Life, além daquelas antigas de patrocínios, sócios torcedores, etc.

Neste ano, com os patrocínios em seus Canais Digitais, o trio (Palmeiras, Corinthians e São Paulo) conseguiu minimizar bastante os efeitos da crise econômica em seus caixas.

Destaque para o Palmeiras que se fez memorável para os seus consumidores/torcedores, criando canais de relacionamento fazendo parte do seu dia a dia com campanhas on-line e off-line.

Em julho, lançaram um app, para iOS e Android, que conta com quase 500 mil downloads, com funcionalidades que auxiliam a vida do torcedor, por exemplo: compra de ingressos, compra de camisas, calendário de jogos e eventos, tabela de desempenho, entre outros, e tudo on-line. É considerado um dos maiores apps de futebol da América Latina (outros clubes estão aderindo a ideia).

Fora os posts patrocinados no Facebook, Twitter e seu canal no Youtube (o maior canal de clube de futebol brasileiro), outro case de sucesso é o Eu Jogo Junto, uma ação que promove sua foto na camisa do Palmeiras na decisão da Copa do Brasil (torcedor que é torcedor ama isso).

Outro exemplo de bastante sucesso no Brasil é o caso da Santos TV. Na época o time contava com os craques Neymar, Robinho e Ganso e publicavam os vídeos de novidades, bastidores, freestyle e até desafios entre jogadores que chegaram até 9 milhões de views e milhares de compartilhamentos.

Sem falar em clubes estrangeiros como o Barcelona com contas no Facebook (72 milhões de fãs), Twitter (12 mi), Google + (10 mi), Instagram (3.3 mi), Youtube (1.5 mi) e na chinesa Sina Weibo (1.1 mi), com essas contas atingiu uma receita assustadora de aproximadamente 40 milhões de euros, apenas com sua presença digital.

Essas são algumas das estratégias para estar presente no dia a dia do torcedor. Gerar conteúdo relevante, seja sobre os jogos, sobre os jogadores, sobre os bastidores, sobre a própria torcida, fotos, textos, vídeos etc. Gerar interações que engajam e envolvem o torcedor na sua casa, no seu trabalho, na sua faculdade…

Existem milhares de possibilidades!

Então use e abuse do on-Life!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.