Ao longo de 2010 eu escutei diversas preocupações e afirmações sobre ações em mídias sociais, vindas principalmente dos meus clientes e prospects. Elegi as 5 principais, e escrevo abaixo porque elas são mitos.

Mito 1: Meus clientes não estão nas redes sociais

Esse mito eu escuto o tempo todo, mas ao mostrar as pesquisas recentes do Ibope Mídia, onde o Orkut foi a porta de entrada para a Internet no Brasil e cerca de 60% dos usuários de Internet, sejam eles da classe AB, C ou DE, usam as redes há três ou mais anos, fica fácil comprovar o contrário. Redes sociais é um fenômeno cultural e não há mais volta.

Mito 2: Eu não consigo medir o impacto da mídia social em meu negócio

O retorno sobre investimento nas mídias sociais realmente gerou bastante discussão nesse último ano. Mas, a grande verdade é que as marcas / empresas estão confundindo as métricas de engajamento com as métricas financeiras, e acaba ocasionando esse sentimento. Número de fãs no Facebook, seguidores em Twitter, entre outros, são métricas de engajamento que por sua vez poderão influenciar uma métrica financeira como vendas, número de clientes, número de atendimentos, etc. Somente algumas ações diretamente ligadas a vendas poderão ter um ROI medido de forma direta, caso contrário, as ações no geral se tratarão de marketing e relacionamento.

Mito 3: Eu não tenho tempo para gerenciar as mídias sociais

Aprender a interagir nas redes sociais é algo muito fácil, porque no geral é saber se envolver em conversas com pessoas e filtrar o que é relevante para suas vidas. O desafio maior é sempre postar conteúdo relevante, e isso muitas vezes requer tempo, mas a estratégia mais inteligente é trabalhar com a Inteligência coletiva e contribuições da rede. Isso já criará o engajamento mínimo necessário. Feito isso, você pode usar algumas ferramentas úteis como o HootSuite ou o Ping.fm para gerenciar múltiplos perfis numa única interface. Para o monitoramento, eu recomendo você contratar uma agência ou usar uma ferramenta gratuita como SM2.

Mito 4: Se eu entrar nas mídias sociais pode chover de comentários negativos

Ninguém gosta de ouvir ou ler comentários negativos sobre sua empresa. Essa é a maior preocupação de todos os grandes negócios. Principalmente quando os concorrentes querem boicotá-lo no mercado. Mas a beleza das mídias sociais é a transparência e responsabilidade. Caso alguém reclame, você tem a chance de responder e demonstrar ao mercado sua versão. As pessoas são inteligentes e saberão discernir um baderneiro de um consumidor regular. E mais, mesmo que a sua empresa não esteja nas mídias sociais de forma oficial, seus consumidores com certeza já estão, independente da sua decisão.

Mito 5: Midia social é de graça

Muitos pensam que mídias sociais é fácil como um estalar de dedos, e que não vai custar nada já que tudo está na Internet e de livre uso. Porém, é necessário entender que para fazer direito e não dar um tiro no próprio pé, é necessário investir num bom planejamento digital, que norteie as ações e sirva como roadmap para pelo menos 12 meses. Cada ação envolverá criação e tempo de alguém, e tempo é dinheiro.
Caso você tenha outros mitos, sinta-se à vontade de me mandar que eu publico.

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