Você já deve ter se questionado sobre a efetividade das aplicações baseadas em localização para ações de publicidade. Para tirar algumas conclusões e insights, veja abaixo um estudo apresentado na Social Loco Conference 2011 sobre os hábitos de check-in na população dos EUA.

O resultado nos dá algumas idéias do que pode motivar os consumidores da massa usarem aplicações como Foursquare e Facebook Places. É possível também perceber alguns desafios para que a adoção de tal tecnologia aconteça.

Quais apps as pessoas estão usando?

  • 90% Facebook Places
  • 31% Twitter
  • 22% Foursquare
  • 6% Yelp ou Gowalla
  • 55% das pessoas nunca usaram o check-in, mas usariam o Facebook Places
  • 40% fariam check-in usando o Groupon
  • 6% considera usar o Foursquare

Por que as pessoas fariam Check-in?

  • 54% dos early adopters e 41% dos consumidores citaram que fariam check-in para obter descontos ou vantagens numa compra.
  • Para pessoas que já fazem check-in regularmente, a principal razão seria conhecer amigos (33%), conhecer sobre o local (32%), promover o local (30%), e conquistar uma medalha ou se tornar mayor (21%).
  • Para o consumidor da massa, depois de descontos, a próxima motivação seria conhecer mais sobre o local e ver dicas (19%).
  • 99% dos consumidores não enxergam motivação no simples fato de ganhar uma medalha ou se tornar mayor.

Onde as pessoas fazem check-in

  • Consumidores que já fazem check-in com frequência, geralmente o faz em lugares que vendem comida ou bebida, sendo os principais destinos os restaurantes (53%), cafés (40%), hotéis (38%), e bares/baladas (36%).
  • Para o consumidor da massa, o destino de check-in mais mencionado foi a casa de amigos ou família (35%), seguido de restaurantes (33%), novas cidades (27%), e grandes varejos como Walmart (23%).

O que isso significa para as marcas?

  1. As marcas precisam adotar uma estratégia de mídia social que inclua a localização para engajar os consumidores através de seus dispositivos móveis como smartphones e tablets.
  2. Há uma oportunidade para as grandes marcas engajarem seus consumidores em aplicações baseadas em localização através da combinação de diversas motivações (descontos, dicas, promoção, amigos)
  3. Para ir além dos early adopters e alcançar os consumidores da massa, as marcas devem focar suas estratégias em torno do Facebook como a plataforma que será cada vez mais adotada.

Veja o post original do blog Beyond.

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