Hoje eu assisti uma das sessões mais interessantes da minha estadia no SXSW. Foi a sessão Next-Gen Content Marketing: Reaching Digital Natives. Foi uma das sessões que respondeu uma das minhas grandes questões no qual eu vim buscar aqui: qual será o próximo passo da criação de conteúdo para o marketing?

Tivemos na bancada o Brian Monahan do Pinterest e a Christine Morrison da Intuit, cada um com uma visão sobre o futuro do conteúdo, extremamente complementares.

O Brian mostrou grandes novidades do Pinterest e destacou o seu conceito sobre a câmera ser o novo teclado, afinal os dispositivos móveis são muito melhores para imagens do que para texto.

Pensando que praticamente tudo começa com uma busca ou descoberta, Brian destaca duas formas de pensar em conteúdo, sendo a primeira baseada em intenção e a segunda baseada em modalidade de busca.

O modelo baseado em intenção é o que nós já conhecemos quando alguém vai até o Google e busca algo que quer encontrar. É o momento onde a pessoa já tem uma intenção e vai atrás do conteúdo através de buscadores. Portanto, esse é o universo mais conhecido e explorado pelo SEO e inbound marketing.

O modelo baseado em modalidades é o que nós temos experenciado quase todos os dias através do Facebook e Instagram, descobrindo novas coisas através dos feeds. No entanto, quando pensamos no futuro pós-digital, onde teremos dispositivos mais poderosos em nossas mãos, com realidade aumentada nativa, nós passaremos a descobrir novas coisas com base em ações como apontar a câmera para um tênis e achar informações sobre, ou mesmo apontar a câmera para uma comida e saber quantas calorias deve ter ali.

O Pinterest está lançando algumas novidades que preenchem mais o espaço das modalidades de descoberta, como:

• Lens – você pode apontar a câmera para qualquer coisa e achar mais conteúdo sobre no Pinterest;

• In Photo – poder clicar em artigos e produtos dentro de uma imagem;

• Flashlight – Você pode focar em algum objeto dentro da imagem, como um crop, e o Pinterest busca mais conteúdo pra você;

(Crédito: divulgação)