Talvez você que está abrindo a sua loja virtual agora, ou é um entusiasta do e-commerce, não saiba exatamente o que é isso. Embora pareça óbvio demais, nem todas as lojas virtuais fazem com maestria o que os “5 pilares do e-commerce“, de certa forma, exigem do lojista. Atender a estes requisitos é fundamental para o bom desempenho de seu negócio.

Conheça os pilares e entenda a sua importância:

1 – Logística
Se você não tem estrutura para garantir a entrega direta para o seu cliente, faça com que o seu produto chegue até ele de maneira rápida, segura e sem avarias através da contratação de um operador logístico terceirizado (Correios, transportadoras, etc.). A elaboração de um plano logístico é muito importante para seu negócio. Pergunte-se: Quais regiões você consegue atender? Em quanto tempo pode garantir a entrega? Existe um valor mínimo na NF-e que tornará a venda rentável para a região X e Y ou para oferecer frete grátis? E em caso de devoluções? Pense em tudo isso (e muito mais).

2 – Marketing Digital
Clientes não caem do céu. Ter uma loja virtual não é sinônimo de lucros imediatos, como muitos alimentam este mito. Prova disso são as mais de 70% das lojas virtuais ativas no Brasil vendendo menos de 10 produtos no mês, segundo o último levantamento da ABCOMM (Associação Brasileira de E-Commerce), em 2014. Tenha uma boa estratégia de marketing digital para atrair clientes para sua loja. Faça bom uso das campanhas de links patrocinados, redes sociais, afiliados, e-mail marketing, SEO, entre tantos outros. Utilize ferramentas que possam potencializar os seus resultados e otimizar o seu tempo. A mLabs é um ótimo exemplo de plataforma para você gerenciar sua presença online em um único lugar e receber orientações para atingir suas metas. Você terá acesso a inúmeros dados para construir as melhores estratégias para seu negócio. Caso não tenha um profissional capacitado em sua empresa que possa ficar responsável, contrate uma agência de marketing especializada.

3 – Atendimento
Assim como no varejo tradicional, o atendimento é uma das peças mais importante para concretizar uma venda. Tenha uma equipe de atendimento capacitada, motivada, que vista a camisa de sua marca e esteja pronta para atender as demandas via telefone, e-mail, chat, redes sociais, entre outros canais de relacionamento que você disponibilizar. Tenha um SAC 2.0 afiado e fuja dos 7 pecados do atendimento: apatia, demora, tratamento frio, insensibilidade, desinformação, desrespeito e ignorância.

4 – Encontrabilidade dos produtos e disponibilidade em estoque
Tenha uma loja virtual intuitiva, de forma que seja fácil para o internauta encontrar o produto desejado. Não há nada pior do que menus desorganizados e péssima estrutura de navegação, tanto no desktop como em dispositivos móveis. Quanto mais organizado e fácil de achar, maior a probabilidade de o internauta efetuar a ação desejada: compra.

Evite também o excesso de produtos indisponíveis em sua vitrine virtual. Se for o necessário, ofereça algum produto compatível para minimizar a possibilidade de que procurem no concorrente.

5 – Bons produtos
Antes de pensar em vender: As pessoas se interessam pelos produtos que o site vende? Quais deles mais vendem e quais deles as pessoas mais buscam? Por que as pessoas compram ou comprariam esses produtos através da internet? Qual a vantagem em comprar no site e não na loja física? Para estes produtos serão necessários algum tipo de entrega especial, com seguro para produto frágil; conservação em temperaturas diferenciadas? Respondendo a isso, você também terá mais clareza sobre quais produtos são convenientes para você vender na loja física e na virtual.

Empatia deve ser a palavra de ordem no seu negócio, afinal, nada melhor do que você receber aquela encomenda esperada e ter a certeza de que acertou em cheio na compra. Ou seja, ofereça bons produtos e faça com que seu cliente sinta esta alegria em receber a sua mercadoria. Além de fazê-lo voltar a sua loja virtual, com certeza ele recomendará para seu círculo social (seja através de um bate-papo, ou indicações indiretas).

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