Com o passar do tempo, os browsers foram adquirindo mais performance, tornando possível o desenvolvimento de recursos tecnológicos avançados, como a renderização de objetos 3D.

Cenário 3D utilizando o plugin O3D do Google

Cenário 3D utilizando o plugin O3D do Google

Uma das novidades recentemente anunciadas pela Kronos Group foi a API WebGL, que ainda está em desenvolvimento e promete uma revolução em experiências ricas para web.

Como funciona?

Com o objetivo de apresentar conteúdo 3D, sem a utilização de plugins, em qualquer navegador de qualquer sistema operacional que já suporte os padrões gráficos do OpenGL e OpenGL ES, esta API faz uma ligação entre o hardware de renderização 3D do SO com a internet, tudo por meio de javascript.

O HTML 5 tem papel fundamental nesta integração, pois esta nova versão trás a implementação da tag canvas, que será utilizada pela API WebGL para renderizar o ambiente 3D. Outro pré-requisito para rodar a API é que o browser deverá possuir o mecanismo Webkit, que é utilizado, por exemplo, pelo Google Chrome.

Além do Kronos Groups, outras empresas estão envolvidas no desenvolvimento desta tecnologia, como Google, AMD, Mozilla, entre outros. Isto significa também que a tecnologia será totalmente free, livre de royalties!

Falando em Google, não podemos deixar de mencionar sua iniciativa com o mesmo propósito através da API O3D, já disponível para download.

A API também utiliza javascript, mas ainda é necessário a instalação de um plugin para rodar uma aplicação no browser.

Com estas e outras iniciativas surgindo, cada vez mais torna-se ameaçador para tecnologias RIA como Flash e Silverlight sua presença no mercado, uma vez que estas novidades trazem para a web o recurso rico e interativo destas ferramentas com a vantagem do menor custo para desenvolvimento, o que pode se tornar um bom atrativo para as empresas.

Abaixo alguns vídeos de aplicações utilizando WebGL e O3D:

Vídeo O3D Beach, cenário 3D com a API do Google:

O3D Cad no Firefox rodando no OSX:

Objetos 3D renderizados no browser utilizando a tag canvas do HTML 5 e WebGL:

Até mais.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.